O custo da improdutividade sobre as pessoas e sobre os negócios

A improdutividade no ambiente de trabalho não apenas afeta os resultados financeiros das empresas, mas também tem impactos profundos na saúde física e mental dos colaboradores.

O custo da improdutividade dos funcionários pode atingir US$ 658 bilhões em prejuízos anuais nos EUA https://www.infomoney.com.br/mercados/custo-da-improdutividade-dos-funcionarios-chega-a-us-658-bilhoes/. No Brasil, como aponta a EY, a produtividade no trabalho tem sido um desafio persistente, prejudicando a competitividade das empresas https://www.ey.com/pt_br/workforce/produtividade-no-trabalho-no-brasil. Além disso, a improdutividade pode gerar um ciclo de estresse e sobrecarga, com funcionários trabalhando mais horas, entregando menos resultados.

Por que?

É fundamental entender que produtividade não significa trabalhar longas horas a fio indefinidamente. Na verdade, muitas vezes, jornadas excessivas são um reflexo de improdutividade e falta de foco. Como destaca um estudo, os colaboradores que trabalham longas horas sem pausas adequadas e sem um planejamento eficiente acabam mentalmente drenados, o que compromete ainda mais a qualidade do trabalho e aumenta o risco de esgotamento. Entre as causas desse fenômeno estão a falta de clareza sobre as prioridades, excesso de distrações e interrupções (não urgente e não importante) e a cultura de urgência, gerando mais estresse e menor rendimento.

Para combater a improdutividade traduzida em longas horas de trabalho, tanto empresários quanto colaboradores podem adotar estratégias simples e eficazes. Aqui estão algumas dicas práticas:

Para as empresas:

1. Ofereça Ferramentas e Espaços para Eficiência: Assegure que os colaboradores tenham as ferramentas certas para fazerem mais e melhor em menos tempo, além de treinamentos regulares para desenvolver habilidades essenciais. Para isso, o planejamento, a segurança psicológica, investimento em tecnologia e uma cultura de aprendizado e crescimento precisam se fazer bases.

2. Estimule a Satisfação no Trabalho: Um ambiente de trabalho saudável, com reconhecimento e oportunidades de crescimento, valorização das diferenças, flexibilidade autonomia evita a necessidade de longas horas improdutivas e aumenta o engajamento.

3. Implemente Metas Claras e Realistas: Estabeleça metas objetivas reavaliando-as periodicamente abrindo espaço para feedbacks contínuos. Quando mal definidas e irrealistas levam ao retrabalho e a uma falsa sensação de produtividade através de horas extras.

Para as pessoas:

1. Cuide da Sua Saúde: Jamais abra mão de uma rotina de atividade física e sono reparador. Esse hábito garante energia e clareza mental para jornadas reduzidas, regulares e extraordinárias, quando necessárias, com foco e objetividade. Para isso, lembre-se de pausas regulares ao longo do expediente.

2. Estabeleça uma Rotina: O que leva até dois minutos, faça imediatamente. Delegue o que pode ser feito por outra pessoa. Negocie prazos daquilo que você ainda precisa coletar informações e elimine as distrações. Para atividades de concentração, utilize a técnica Pomodoro! Por fim, silencie as notificações automáticas.

3. Comunique-se Abertamente: Se você sente que está sobrecarregado ou trabalhando muitas horas com pouca eficiência, converse com seus gestores sobre ajustes no fluxo de trabalho.

Produtividade real não se mede pelo tempo dedicado, mas pela qualidade e eficiência das entregas. Empresários e colaboradores devem atuar em conjunto para criar um ambiente onde a eficiência seja priorizada, protegendo tanto a saúde mental quanto os resultados financeiros.

Leia mais em:

https://www.zoho.com/blog/pt-br/workplace/guia-para-evitar-e-gerenciar-improdutividade-no-trabalho.html
https://exame.com/negocios/3-dicas-para-reduzir-custos-e-aumentar-a-produtividade-da-sua-empresa
https://www.bloomberglinea.com.br/2024/01/24/funcionarios-insatisfeitos-custam-us-19-trilhao-em-perda-de-produtividade-nos-eua

#ProdutividadeNoTrabalho #SaúdeMentalNoTrabalho #EquilíbrioEntreVidaETrabalho #EficiênciaCorporativa #BemEstarNoTrabalho #GestãoDeTempo #TrabalhoInteligente #AmbienteDeTrabalhoSaudável #Engajamento #LiderançaEmpática #SaudeMental #SaudeMental #Sustentabilidade