A Força de um Grupo de Mulheres

Há algo extraordinário em um grupo de mulheres com histórias e experiências diversas que se reúnem periodicamente para compartilhar seus objetivos, independentemente de estereótipos ou trajetórias de vida. A premissa é uma só: apoiar umas às outras a ultrapassar seus obstáculos a partir da escuta e direcionamento afinal, qual o valor dos sonhos e dos desejos frustrados?

Será que há evidências que trate da importância de grupos de apoio para mulheres?

  • Estudos indicam que grupos de apoio oferecem um ambiente seguro onde as mulheres podem compartilhar suas experiências e receber apoio emocional, essencial para sua saúde mental e bem-estar (1)
  • Pesquisas mostram que grupos de mulheres promovem a criação de laços fortes de amizade e solidariedade, contribuindo para um senso de comunidade e pertencimento. “Eles me ajudaram a atravessar os tempos mais sombrios” (2)
  • Participação em grupos de apoio foi associada a uma melhoria na autoconfiança das mulheres, permitindo que elas enfrentem desafios pessoais e profissionais de maneira mais eficaz. “As mais notáveis ​​foram como lidar com as mortes de membros do grupo e como equilibrar o propósito principal do grupo de fornecer suporte mútuo com objetivos secundários de lidar com os negócios do grupo e se envolver em advocacia significativa” (3)
  • Grupos de mulheres não apenas oferecem apoio individual, mas também incentivam o desenvolvimento coletivo através da troca de informações e experiências, levando ao empoderamento mútuo. (4)
  • Mulheres que participam de grupos de apoio frequentemente relatam a criação de uma rede de suporte vital, que pode incluir apoio emocional, troca de informações úteis e conselhos práticos (5)
  • A participação em grupos de apoio feminino ajuda a reduzir a competição entre as mulheres e a fomentar um ambiente de admiração mútua. Estudos mostram que, ao compartilhar suas experiências e desafios, as mulheres desenvolvem empatia e compreensão, diminuindo a competição e promovendo um senso de comunidade e apoio mútuo. “elas são menos propensas a adotar uma orientação competitiva empresarial, concentrando-se mais em promover a cooperação e a colaboração. “ (6)

Se você ainda não faz parte de um grupo, que tal participar ou iniciar um?

Compartilhe suas histórias, escute as das outras, e juntas, transformem seus caminhos. Assim, aprendemos a nos admirar, diluindo a competição que naturalmente surge entre nós e que nos destrói na medida em que, simplesmente, encaramos que todas estamos buscando superar problemas comuns, e não há espaço para heroínas.

Vamos treinar o nosso olhar?

#LiderançaFeminina #NetworkingFeminino #Mentoria #MulheresDeNegócios #SororidadeCorporativa #EmpreendedorismoFeminino #CrescimentoProfissional #CarreiraFeminina #ApoioProfissional  #IgualdadeDeGênero #DiversidadeEInclusão #ESG #Sustentabilidade #MulheresQueTransformam

Referências:

  1. Lennon-Dearing, R. (2008). Os benefícios dos grupos de apoio ao HIV somente para mulheres. Journal of HIV/AIDS & Social Services , 7, 27 – 45. https://doi.org/10.1080/15381500802093142
  2. Finan, E., & Brady, B. (2019). “Eles me ajudaram a atravessar os tempos mais sombrios”: explorando os benefícios sociais de um grupo de mulheres na Irlanda rural. Irish Journal of Applied Social Studies , 19, 2.
  3. Gray, R., Fitch, M., Davis, C., & Phillips, C. (1997). A qualitative study of breast cancer self‐help groups. Psycho‐Oncology, 6, 279-289.
  4. Dìaz-Martin, L., Gopalan, A., Guarnieri, E., & Jayachandran, S. (2022). Greater than the Sum of the Parts? Evidence on Mechanisms Operating in Women’s Groups
  5. Msengi, C., Arthur‐Okor, H., Killion, L., & Schoer, J. (2015). Educando mulheres imigrantes por meio do apoio social. SAGE Open , 5. https://doi.org/10.1177/2158244015611935 .
  6. Meinhard, A., & Foster, M. (2003). Diferenças na resposta de organizações voluntárias de mulheres a mudanças na política pública canadense. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly , 32, 366 – 396. https://doi.org/10.1177/0899764003254910 .